
O ministro dos Transportes, Renan Filho que o governo federal vai republicar o edital para inclusão do trecho Salgueiro–Suape (PE) no projeto da Ferrovia Transnordestina. A medida será oficializada nesta sexta (31) e representa a retomada de um dos principais eixos de desenvolvimento do Nordeste.
O ramal havia sido retirado do projeto pelo governo anterior, mas agora retorna por decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A Transnordestina terá mais de 1,2 mil quilômetros de extensão e investimento estimado em R$ 15 bilhões. O traçado vai ligar Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), com um ramal até Suape (PE). O trajeto atravessará 53 municípios e deve iniciar operações em 2025, começando pelo trecho de 580 quilômetros entre Bela Vista (PI) e Iguatu (CE).
Atualmente, 5 mil trabalhadores estão empregados nas obras nos estados do Ceará e Piauí. Segundo Renan Filho, a inclusão do ramal pernambucano garante a participação de Pernambuco na estratégia ferroviária e fortalece a integração logística da região.
Segundo Renan Filho: "a Transnordestina é uma obra que muda a cara do Nordeste, conectando o interior produtivo aos grandes portos e reduzindo custos logísticos”.
Durante o anúncio, Renan Filho também destacou investimentos em infraestrutura rodoviária voltada aos caminhoneiros. A meta do governo é criar 50 pontos de parada e descanso até o final da atual gestão.
O país, segundo o ministro, não possuía estrutura adequada para motoristas de carga. Até o momento, oito pontos já foram entregues.
Os espaços oferecem alimentação, banho e áreas de descanso gratuitas, visando mais segurança e conforto nas estradas federais.
Noticias(d)
29 Octubre 2025