
O Ministério da Educação prorrogou o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. O período, que se encerrava em 24 de abril, foi estendido até o dia 30 de abril. As solicitações devem ser feitas pela Página do Participante, acessada com login do Gov.br, e a isenção não é concedida automaticamente.
Podem solicitar a isenção os estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio em escola pública, os que cursaram toda a educação básica em instituição pública ou foram bolsistas integrais em escola privada com baixa renda familiar, os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com cadastro regular e os beneficiários do programa Pé-de-Meia. A prorrogação representa uma oportunidade adicional para estudantes que não conseguiram realizar o pedido dentro do prazo original.
Candidatos que obtiveram isenção no Enem 2025, não compareceram às provas e desejam nova isenção em 2026 precisam justificar a ausência pela mesma plataforma. A justificativa deve ser acompanhada de documentação comprobatória, como boletim de ocorrência, atestado médico ou certidão de óbito — a depender do motivo alegado. Documentos autodeclaratórios não são aceitos, e os arquivos devem ser enviados em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB.
O resultado das solicitações de isenção será divulgado no dia 8 de maio. Candidatos com o pedido negado poderão entrar com recurso entre 11 e 15 de maio, e o resultado final será publicado em 22 de maio. As datas de inscrição para o Enem 2026 ainda não foram divulgadas pelo MEC e serão informadas em momento posterior — a aprovação da isenção não garante automaticamente a inscrição no exame.
Noticias(d)
24 Abril 2026