
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quinta-feira (4) o programa "Gás do Povo", que distribuirá gratuitamente botijões de gás de cozinha para cerca de 15,5 milhões de famílias de baixa renda em todo o país. O anúncio foi feito no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, com a assinatura de medida provisória que cria o programa.
O novo programa substitui o Auxílio Gás e representa uma mudança fundamental na forma de assistência. Diferentemente do modelo anterior, onde as famílias recebiam valor em dinheiro, agora os beneficiários retirarão os botijões diretamente em revendedoras credenciadas pelo governo federal.
Segundo o Planalto, a mudança visa aumentar a "eficiência, transparência e controle" da política pública, garantindo que o benefício seja efetivamente utilizado para a compra do gás de cozinha.
Para ter direito ao programa, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 759). Beneficiários do Bolsa Família terão prioridade na distribuição.
O programa será custeado integralmente com recursos públicos já previstos no orçamento federal. A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 destina R$ 3,57 bilhões para execução do "Gás do Povo" neste ano, com previsão de R$ 5,1 bilhões para 2026.
A distribuição direta dos botijões deve começar em 30 de outubro, atendendo famílias em todo o território nacional através da rede de revendedoras credenciadas.
Brasil
5 Septiembre 2025